segunda-feira, 31 de agosto de 2020

O que fazer para aumentar a testosterona

Para aumentar os níveis de testosterona circulantes no sangue é importante ter uma alimentação rica em zinco e vitaminas A e D, praticar atividade física, de preferência utilizando pesos, e ter...
O que fazer para aumentar a testosteronaapareceu antes em https://tuasaude.com

5 exercícios que aumentam a testosterona

Os exercícios físicos que aumentam a testosterona são os de alto impacto e resistência, como HIIT, musculação, crossfit e funcional, isso quando feitos até a falha muscular, ou seja o...
5 exercícios que aumentam a testosterona apareceu antes em https://tuasaude.com

Como é feito o diagnóstico do câncer de intestino

O diagnóstico do câncer de intestino é feito por meio de exames de imagem, como a colonoscopia e a retossigmoidoscopia, e por meio de exame de fezes, principalmente a pesquisa de sangue oculto nas...
Como é feito o diagnóstico do câncer de intestinoapareceu antes em https://tuasaude.com

10 Melhores Exercícios no Bosu – Corpo Inteiro

Bosu ball

Um acessório que pode ser usados tanto para treinar em casa, como em períodos da pandemia, quanto na academia, para diversificar seus treinos, é a bola bosu. Acompanhe abaixo uma série de sugestões de exercícios no bosu para corpo inteiro e aproveite!

A bola bosu e seus benefícios

A bola bosu é um equipamento ou acessório de exercícios no formato de uma semiesfera (ou meia bola) acoplado em uma base rígida de plástico.

O equipamento pode ser utilizado em alongamentos, treinos de equilíbrio, na reabilitação física e até mesmo em exercícios pliométricos e treinos de força.

A bola bosu também pode tornar exercícios com pesos livres, flexões de braços, agachamentos e afundos (lunges) mais desafiadores. O acessório também traz variedade ao treino, tornando-o mais interessante e divertido para o praticante.

10 exercícios no bosu

1. Mountain climbers

Colocar o bosu no chão com a parte arredondada para baixo e a parte reta para cima. Então, tomar a posição da prancha alta: de frente para o chão, com as pernas estendidas para trás, apenas as pontas dos pés encostando no chão e as mãos retas agarrando os lados da bola bosu.

As mãos ficam separadas em uma distância correspondente à largura dos quadris.

Manter os ombros logo acima dos pulsos enquanto alternadamente leva o joelho esquerdo e direito em direção ao peito. Repetir o maior número de vezes que conseguir ao longo de 30 segundos.

2. Flexão de braço no Bosu

Novamente, colocar o bosu no chão com a parte arredondada para baixo e a parte reta para cima. A posição inicial também é a da prancha alta, segurando cada lado do acessório com uma das mãos.

Apertar os glúteos e o core para evitar balançar o corpo de um lado para o outro. Então, fazer a flexão de braço, abaixando o corpo em direção ao chão para, na sequência, levantar-se de volta ao posicionamento original da prancha alta.

3. Prancha com movimento de braço

Neste exercício no bosu, a parte arredondada fica para cima. A posição inicial novamente é a da prancha, com a diferença dos antebraços serem colocados sob o bosu com os punhos cerrados.

A partir dessa posição, estender um dos braços para a frente na horizontal, dar um toquinho no chão com a mão e voltar ao posicionamento original. Fazer o mesmo com o outro braço. Repetir a sequência o maior número de vezes que conseguir ao longo de 30 segundos.

4. Abdominal oblíquo no Bosu

Com a parte arredondada para cima, a posição inicial é a de uma prancha lateral em cima do bosu: colocar-se de lado em cima do equipamento, descansando o quadril direito na bola.

O braço de baixo é dobrado no chão, de modo que a palma da mão e a parte inferior do braço descansem no solo, enquanto o cotovelo de cima é dobrado no alto e a mão de cima segura a cabeça.

Então, apertando os músculos abdominais oblíquos esquerdos, levantar as pernas e fazer um abdominal de lado como na imagem acima. Pausar por um instante no topo do movimento e descer as pernas de volta à posição inicial.

Depois que fizer o número determinado de repetições, trocar de lado e repetir o exercício pelo mesmo número de vezes com o lado oposto do corpo.

5. Prancha com movimento de perna

Tomar a posição da prancha alta, com as pontas dos pés em cima da bosu e os pulsos diretamente abaixo dos ombros. Dar um passo para baixo e para o lado com o pé direito e em seguida fazer o mesmo com o pé esquerdo.

Reverter o movimento para retornar ao posicionamento original. Fazer o máximo de repetições que conseguir ao longo de 30 segundos.

6. Ponte de glúteos no Bosu

Apoiado no bosu com a parte arredondada do equipamento para cima, deitar de costas e descansar a cabeça, pescoço, ombros e a parte superior das costas na bola. Dobrar o joelho e plantar os pés apoiados no chão.

Estender os dois braços verticalmente em direção ao teto. Comprimindo os glúteos, levantar o bumbum do chão o mais alto que conseguir sem arcar demais as costas. Então, trazer o bumbum de volta ao solo na posição inicial.

7. Agachamento lateral no Bosu

Colocar o bosu no chão com a parte arredondada para cima. Ficar em pé ao lado e dar um passo para o lado com o pé direito até que ele pouse no bosu, descendo em um agachamento.

Inverter o movimento para voltar à posição inicial. Repetir pelo número determinado de vezes e trocar as posições das pernas para fazer o exercício pelo mesmo número de repetições com o outro lado do corpo.

8. Prancha com tapinhas nos ombros

Colocar-se na posição inicial de uma flexão de braço com as mãos em cima do bosu, separadas em uma distância correspondente à largura dos ombros.

Enquanto segura a posição da prancha alta, tirar a mão esquerda da bola e dar um tapinha no ombro direito. Voltar a mão esquerda na bola, tirar a mão direita da bosu e dar um tapinha no ombro esquerdo.

Repetir o movimento sem balançar os quadris de um lado para o outro.

9. Burpee no Bosu

O bosu fica no chão com a parte reta para cima. A posição inicial é a da prancha alta, com as mãos segurando a parte reta da bosu pelos lados. Então, dar um salto para a frente, parando na posição do agachamento, com os pés em frente a bola.

Levantar do agachamento para assumir a posição em pé, erguendo o bosu do chão e levando-o acima da cabeça. Inverter o movimento para retornar ao posicionamento inicial.

Executar a quantidade máxima de repetições que conseguir ao longo de 30 segundos.

10. Afundo com Bosu

Posicionar o bosu no chão com a parte arredondada para cima. Ficar de costas para a bola bosu e colocar a ponta do pé direito em cima da bola.

Dar um grande passo para a frente com a perna esquerda e abaixar o corpo em um afundo, dobrar os joelhos da frente e de trás até que formem ângulos de 90º.

O joelho de trás vai apontar para baixo, porém não deve encostar no chão. O joelho esquerdo deve ficar diretamente acima do tornozelo esquerdo. Levantar para voltar à posição inicial e trocar as posições para trabalhar a outra perna.

Cuidados com os exercícios no bosu

Antes de iniciar um treino com a bola bosu, é aconselhável consultar o médico para certificar-se que está apto a executar os exercícios e procurar o auxílio de um educador físico para acompanhar os seus treinamentos.

A lista acima serve somente para informar como os exercícios no bosu podem funcionar, mas não pode substituir a orientação de um educador físico.

O que você achou dessas dicas de exercícios no Bosu que separamos acima? Pretende incluir na sua rotina de treino em casa ou na academia? comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.
10 Melhores Exercícios no Bosu – Corpo Inteirosurgiu primeiro em https://www.mundoboaforma.com.br

Como a Rotina Familiar Durante a Pandemia Interfere na Saúde e Boa Forma

Almoço em família

Quando somos crianças, inevitavelmente pegamos os hábitos de alimentação e saúde de nossos pais. Mas e quando crescemos, os familiares que moram na mesma casa também podem nos influenciar neste sentido?

Isso pode ser ainda mais evidente no momento em que ficamos muito mais em casa, devido à pandemia do novo coronavírus.

Normalmente, uma pessoa que passa por uma reeducação alimentar ou segue uma dieta específica para emagrecer como a dieta low carb tem uma alimentação diferenciada e toma cuidado com os alimentos que consome.

Entretanto, algumas pessoas podem ficar mais atarefadas durante a pandemia, devido à necessidade de trabalhar ou estudar de casa e manter a casa limpa contra o coronavírus.

Assim, sobra cansaço e falta tempo para se dedicar ao preparo adequado dos alimentos, de modo que eles se encaixem na dieta.

Problemas e soluções

Por exemplo, em vez de fazer um prato que funcione para o restante da família e outro que se encaixe na sua dieta, a pessoa poderia optar por preparar aquilo que serviria para os outros membros da família.

Qual seria a solução? Separar um dia da semana mais tranquilo ou um dia do final de semana para preparar as suas refeições saudáveis e congelá-las. Assim, no dia a dia será preciso preparar apenas as refeições do restante da família, descongelar e esquentar a sua marmita.

Outro truque que ajuda muito é pedir que um familiar ajude a preparar as refeições. Assim, você terá tempo para fazer os seus pratos que cabem na dieta, enquanto a pessoa prepara as comidas que agradam o restante da família.

Divisão de tarefas

Casal cozinhando

A dica acima é um ótimo exemplo de divisão de tarefas, algo que precisa ser regra para que ninguém fique sobrecarregado e tenha a saúde afetada. Se todos se ajudarem, será mais fácil para todo mundo.

Dá para montar um cronograma que contemple as atividades que precisam ser feitas na casa atribuindo cada uma a cada adulto, assim como englobe as tarefas que cada um precisa desempenhar individualmente para seu próprio benefício.

Por exemplo, enquanto um cozinha, o outro pode lavar a roupa; enquanto um ajuda o filho na aula on-line, o outro trabalha; enquanto um lava a louça, o outro passa pano, entre outras atividades.

Cuidado com os besteirinhas

Outra prática que pode sabotar a dieta é a de comprar muitos doces, salgadinhos, frituras e outras bobagens para agradar os outros membros da família, como algo para confortar e servir como uma distração nesse período complicado de pandemia.

O problema é que esse não é o papel da comida: embora precise ser saborosa, a função primordial da comida é alimentar e nutrir. Recorrer a alimentos cheios de calorias, açúcares, gorduras ruins e/ou sódio não será saudável nem para você nem para a sua família.

O melhor é optar por versões saudáveis dessas comidas. Alguns exemplos são as sobremesas light, os chips de legumes, as pizzas fit, os hambúrgueres caseiros fit, as coxinhas fit e os bolos fit.

Inclusive, essa pode se tornar uma oportunidade para testar receitas que são saudáveis e saborosas e incentivar toda a família a se alimentar de maneira mais saudável.

Muita coisa para fazer

Em tempos de pandemia, ficar em casa passa bem longe do sossego. Afinal, a rotina em casa passou a ser repleta de um monte de tarefas que já mencionamos.

Com tanta coisa para fazer, é normal ficar cansado e com pouca ou nenhuma disposição para fazer um treino em casa.

Algo que pode ajudar a reverter a situação e encontrar um tempo para os treinos em casa é organizar previamente o dia, planejando horários para cada atividade.

Por exemplo, dá para fazer um treino para iniciante em casa durante o surto de coronavírus, alguns treinos aeróbicos em casa para a pandemia, subir e descer escadas, aulas online de treino intervalado de alta intensidade, pular corda, entre outras atividades.

Cuidado com os lanchinhos

Mulher lanchando

Ao ficar em casa com a família por mais tempo, alguns momentos podem ser propícios para que a pessoa caia na tentação de comer um lanchinho calórico.

Se isso se tornar uma rotina, a pessoa entra em um ritmo alimentar que não estava acostumada a seguir, comendo inclusive em momentos que não costumava comer, o que pode provocar um ganho de peso.

Para não deixar quem mora sozinho ou sentindo-se rejeitado, faça companhia a ele. No entanto, coma um lanchinho saudável como uma fruta, uma porção de chips de legumes ou uma pipoca saudável sem óleo.

Aproveite para conferir o vídeo da nossa nutricionista mostrando como emagrecer mesmo ficando mais tempo em casa com a família:

Gostou das dicas?

Você tem sentido muita dificuldade de manter uma dieta e emagrecer ficando mais tempo em casa durante a pandemia? Quais são as maiores dificuldades? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.
Como a Rotina Familiar Durante a Pandemia Interfere na Saúde e Boa Formasurgiu primeiro em https://www.mundoboaforma.com.br

10 dúvidas mais comuns sobre o exame toxicológico

O exame toxicológico é um tipo de exame que detecta o consumo de drogas ilícitas, como maconha, cocaína ou crack, por exemplo, nos últimos 6 meses e pode ser feito a partir da...
10 dúvidas mais comuns sobre o exame toxicológicoapareceu antes em https://tuasaude.com

O que é o Jet Lag, principais sintomas e como evitar

O jet lag é uma situação que acontece quando há uma desregulação entre os ritmos biol​​​​​​ógicos e do ambiente, sendo frequentemente percebido após uma viagem para um...
O que é o Jet Lag, principais sintomas e como evitarapareceu antes em https://tuasaude.com

Síndrome do X frágil: o que é, características e tratamento

A síndrome do X frágil é uma doença genética que ocorre devido a uma mutação no cromossomo X, levando à ocorrência de várias repetições da sequência CGG.
Síndrome do X frágil: o que é, características e tratamentoapareceu antes em https://tuasaude.com

Mielofibrose: o que é, sintomas, causas e tratamento

A mielofibrose é um tipo raro de doença que acontece devido a mutações que leva a alterações na medula óssea, o que resulta em desordem no processo de proliferação e sinalização...
Mielofibrose: o que é, sintomas, causas e tratamentoapareceu antes em https://tuasaude.com

7 dicas para fazer compras saudáveis (e emagrecer)

Para fazer compras saudáveis no supermercado e manter a dieta, é importante seguir dicas como levar a lista de compras, preferir produtos frescos e evitar comprar comida congelada.
7 dicas para fazer compras saudáveis (e emagrecer)apareceu antes em https://tuasaude.com

Síndrome de Munchausen: o que é, como identificar e tratamento

A síndrome de Munchausen, também conhecida como transtorno factício, é um transtorno psicológico em que a pessoa simula sintomas ou força o aparecimento de doenças.
Síndrome de Munchausen: o que é, como identificar e tratamentoapareceu antes em https://tuasaude.com

Fios leves: como lavar o cabelo corretamente

Provavelmente já aconteceu com você. Seu cabelo secou depois do banho, mas parece que ele continua molhado, com um aspecto pesado e sem movimento nenhum. As causas do problema podem variar desde o modo que você manipula seu couro cabeludo até o jeito que você finaliza e seca os fios. Mas afinal, como lavar o cabelo corretamente e deixá-lo mais leve? Fomos consultar especialistas:

Por que meu cabelo está com um aspecto pesado? 

Na maioria das vezes, a sensação de oleosidade nos fios mesmo depois de lavá-los é gerada pelo excesso de produtos. Ou então o uso de itens inadequados para o seu tipo de cabelo. “Aplicar produtos sem enxágue como leave in, leave on, finalizadores e modeladores com frequência pode pesar os fios”, explica a engenheira cosmética Cristiane Pagliuchi (@cristiane_wnf), sócia-diretora da empresa WNF.

O mesmo acontece se você não enxaguar direito o condicionador e a máscara capilar, ou então não limpar adequadamente o couro cabeludo durante o banho. Desse modo, a fibra capilar (haste do cabelo) e os folículos dos fios não só ficam sufocados pelo excesso de impurezas, resíduos e poluição, como também de produtos que deveriam tratá-los.

A especialista afirma ainda que os fios mais finos tendem a ser mais oleosos, e, por isso, têm a propensão a ficarem com aquele aspecto “aderido” com mais facilidade. Mas como evitar que isso aconteça? Com algumas dicas bem simples. Confira:

1. Shampoo: massageie levemente o couro cabeludo (e não esfregue os fios!)

Misture o shampoo em um recipiente com um pouco de água para diluir melhor o produto e não aplicá-lo diretamente no couro cabeludo — aproximadamente 4 colheres de sopa de água para cada colher de shampoo. Distribua a mistura igualmente em toda a cabeça, e massageie levemente com a ponta dos dedos (evite usar as unhas). “Prefira sempre os movimentos no sentido do couro cabeludo para as pontas. Isso ajudará a alinhar as cutículas dos fios”, diz Cristiane Pagliuchi.

Continua após a publicidade

Sugestão:

Compre aqui: Homyl, Massageador de Couro Cabeludo para Banho, R$56,99.

2. Como lavar o cabelo corretamente: Aposte em um detox da raiz (de vez em quando!)

Os shampoos anti-resíduos, esfoliantes e peelings capilares são perfeitos para garantir a limpeza reforçada e a retirada de impurezas indesejadas. Mas atente-se não somente à frequência indicada na embalagem como também se seu cabelo precisa no momento. “É preciso um tratamento logo em seguida, já que esse tipo de shampoo pode desequilibrar o couro cabeludo e pode interferir no manto hidrolipídico da região”, aconselha Cristiane.

Sugestões: 

Continua após a publicidade

Compre aqui: MK Cosmetics, Shampoo Neutro Antirresíduos, R$24,90.

Compre aqui: Vegana, Condicionador Couro Detox, R$42,90.

Continua após a publicidade

Compre aqui: Eudora, Pré-Shampoo Siáge Nutri Diamond, R$23,13.

3. Como lavar o cabelo corretamente: Escolha o shampoo ideal 

Joyce Rodrigues (@drajoyce_rodrigues), farmacêutica bioquímica e CEO da Mezzo Dermocosméticos, recomenda priorizar formulações mais naturais, livres de parabenos, corantes, sais, conservantes e álcool. “Elas higienizam os fios sem danificá-los. Opte também por ingredientes que atuem no equilíbrio da microbiota do couro cabeludo”. Vale, de tempos em tempos, trocar os produtos que você sempre usa. O cabelo precisa receber novos estímulos.

Sugestões: 

Continua após a publicidade
<span class="hidden">–</span>Mezzo/Divulgação

Compre aqui: Mezzo Dermocosméticos, Shampoo AntiCaspa Trichology, R$99.

4. Quem dita a frequência das lavagens é o seu cabelo! 

Sim, algumas pessoas realmente não precisam lavar os cabelos todos os dias. Mas outras sim. “Se seu cabelo é mais oleoso, a frequência de lavagem pode ser maior. Contudo, há aqueles que precisam limpar o couro cabeludo diariamente para que não fiquem com raiz oleosa e não apresentem quadros como dermatite seborreica”, explica a dermatologista Eloisa Zampieri (@draelozampieri). Dependendo do caso, é necessário até aplicar o shampoo duas vezes.

Continua após a publicidade

5. Como lavar o cabelo corretamente: Nada de condicionador ou máscara na raiz

Como já dissemos anteriormente, o acúmulo de produto nos cabelos (seja por uma aplicação em excesso ou o enxágue inadequado) é uma das causas mais comuns para o aspecto pesado dos fios. Por isso, na hora da máscara ou condicionador, atente-se para depositar apenas no comprimento, e nunca na raiz, e enxágue bem.

Mas isso não quer dizer que você deva abandonar as hidratações e nutrições. “Nos fios limpos e secos, eu sugiro aplicar aproximadamente 4 ml de jojoba pura, no sentido dos fios para as pontas. Em seguida, lave com um shampoo especial para esse tipo de tratamento, que ao mesmo tempo auxilia no equilíbrio da oleosidade e trata sem retirar a proteção natural”, afirma Cristiane.

Sugestões: 

Continua após a publicidade

Compre aqui: Vegana, Elixir Raízes Fortes Alecrim, R$46,90.

Continua após a publicidade

Compre aqui: DermaClean, Óleo de Jojoba Orgânico, R$45.

6. Seque adequadamente

Ao sair do banho, não enrole a toalha na cabeça — o peso do objeto interfere na tração dos fios. Seque os cabelos pressionando o tecido do couro para os fios e pontas, sem torcer as hastes.

Se for usar o secador, coloque o aparelho no mínimo 30 centímetros de distância para não queimar os folículos ou agredir os fios. Prefira temperaturas médias, evitando a potência máxima. E já que estamos mais em casa, que tal usar o equipamento só de vez em quando?

7. Tome banhos mornos

No inverno, é comum aumentarmos a temperatura dos nossos banhos. O problema é que a água muito quente pode prejudicar o cabelo e a pele. “Além de estimular a produção sebácea, isso aumenta a oleosidade e pode agravar dermatite seborreica em pessoas que possuem essa patologia. O ideal é lavar com a água morna para fria que deixa as cutículas dos fios fechadas, mantendo o brilho”, diz Joyce.

Continua após a publicidade

Atenção: Evite lavar os cabelos de noite. Dê preferência para as lavagens diurnas com secagem natural — é sempre melhor para a microbiota do couro cabeludo.


Fios leves: como lavar o cabelo corretamenteoriginado em https://boaforma.abril.com.br

Sintomas de TPM masculina, principal causa e o que fazer

A TPM masculina, também conhecida como síndrome do homem irritável ou síndrome da irritação masculina, é uma situação em que os níveis de testosterona no homem diminuem,...
Sintomas de TPM masculina, principal causa e o que fazerapareceu antes em https://tuasaude.com

Grávida pode viajar de avião?

A grávida pode viajar de avião desde que tenha consultado o obstetra antes da viagem para que seja feita uma avaliação e seja verificado se existe algum risco.
Grávida pode viajar de avião?apareceu antes em https://tuasaude.com

Tumor de Wilms: o que é, sintomas e tratamento

O tumor de Wilms, também chamado de nefroblastoma, é um tipo raro de câncer que acomete crianças entre 2 e 5 anos, sendo mais frequente aos 3 anos.
Tumor de Wilms: o que é, sintomas e tratamentoapareceu antes em https://tuasaude.com

Cigarro eletrônico: o que é e por que faz mal

O cigarro eletrônico, também conhecido como e-cigarete, ecigar ou apenas cigarro aquecido, é um dispositivo com o formato de um cigarro convencional que não precisa arder para liberar...
Cigarro eletrônico: o que é e por que faz malapareceu antes em https://tuasaude.com

Mielomeningocele: o que é, sintomas, causas e tratamento

​A mielomeningocele é o tipo mais grave de espinha bífida, no qual os ossos da coluna vertebral do bebê não se desenvolvem adequadamente durante a gestação, causando o aparecimento...
Mielomeningocele: o que é, sintomas, causas e tratamentoapareceu antes em https://tuasaude.com

O que é amianto, como afeta a saúde e como se proteger

O amianto, também conhecido como asbesto, é um grupo de minerais que é formado por fibras microscópicas que eram muito utilizadas em diversos materiais de construção, especialmente em...
O que é amianto, como afeta a saúde e como se protegerapareceu antes em https://tuasaude.com

Sintomas da doença do legionário

Os sintomas da pneumonia causada pela Legionella pneumophila são parecidos com os da gripe e podem demorar até 10 dias para se manifestar após a entrada desta bactéria no sistema respiratório.
Sintomas da doença do legionárioapareceu antes em https://tuasaude.com

Leucemia Mieloide Crônica: o que é, causas, sintomas e tratamento

A Leucemia Mieloide Crônica (LMC) é um tipo raro de câncer do sangue, não hereditário, que se desenvolve devido a uma alteração nos genes das células do sangue, fazendo com que se...
Leucemia Mieloide Crônica: o que é, causas, sintomas e tratamentoapareceu antes em https://tuasaude.com

Possíveis complicações causadas pelo Zika vírus

Apesar da Zika ser uma doença que gera sintomas mais brandos que a dengue e com rápida recuperação, a infecção pelo Zika vírus pode causar algumas complicações como desenvolvimento de...
Possíveis complicações causadas pelo Zika vírusapareceu antes em https://tuasaude.com

5 opções de tratamento para suor nas mãos, principais causas e como evitar

O suor excessivo nas mãos, também chamado de hiperidrose palmar, acontece devido ao hiperfuncionamento das glândulas sudoríparas, o que resulta no aumento da transpiração nesta...
5 opções de tratamento para suor nas mãos, principais causas e como evitarapareceu antes em https://tuasaude.com

8 mitos e verdades sobre o câncer de mama

O câncer de mama é um dos principais tipos de câncer em todo o mundo, sendo o maior responsável pela grande parte dos novos casos de câncer, em mulheres, em cada ano.
8 mitos e verdades sobre o câncer de mamaapareceu antes em https://tuasaude.com

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Fecaloma: que é, sintomas e tratamento

O fecaloma, também conhecido como fecalito, corresponde à massa de fezes endurecida e seca que pode ficar acumulada no reto ou na porção final do intestino, impedindo a saída das...
Fecaloma: que é, sintomas e tratamentoapareceu antes em https://tuasaude.com

Resfriado comum: o que é, sintomas e tratamento

O resfriado comum é situação bastante comum causada pelo Rhinovírus e que leva ao aparecimento de sintomas que podem ser bastante desconfortáveis, como coriza, mal estar geral, tosse e...
Resfriado comum: o que é, sintomas e tratamentoapareceu antes em https://tuasaude.com

Sangramento na gravidez: causas e o que fazer

O sangramento vaginal na gravidez é um problema bastante comum e nem sempre indica problemas graves, mas é importante que seja avaliado pelo médico assim que a mulher note a sua presença, já...
Sangramento na gravidez: causas e o que fazerapareceu antes em https://tuasaude.com

10 sintomas da falta de vitamina D

A falta de vitamina D é muito comum mas inicialmente não apresenta nenhum sintoma característico.
10 sintomas da falta de vitamina Dapareceu antes em https://tuasaude.com

9 sinais nas unhas sobre sua saúde e como fazer um detox nelas

Muito além do esmalte e da nail art. Além de proteger as mãos, as unhas também denunciam alguns sintomas que o seu corpo está sofrendo. Entre os diagnósticos: deficiência de nutrientes, melanoma, anemia… Para ajudá-la elaboramos um guia que revela qual é a sua situação:

1. Listras acastanhadas

Reprodução

Diagnóstico: melanoma

Sim, do mesmo jeito que você fica de olho nas manchas da sua pele, é preciso fazer o mesmo com as unhas. Melanoma, o tipo mais grave de câncer de pele, pode aparecer na camada das suas unhas – frequentemente expostas ao sol — e passar despercebido. Qualquer tipo de pigmentação assimétrica pode ser um sinal da doença, mas o melanoma em unhas, geralmente, se parece com uma faixa vertical pigmentada que se estica até a cutícula.

2. Linhas brancas

Reprodução

Diagnóstico: deficiência de nutrientes

Faixas brancas horizontais que abrangem toda a unha são chamadas de linhas de Muehrcke. A causa provável: deficiência de proteína ou zinco. Nada que um check-up mensal com o seu médico não possa resolver.  Em casos mais raros, a linha pode sinalizar problemas mais sérios como doença renal ou problemas de fígado.

3. Sulco vertical (fissura)

Reprodução

Diagnóstico: idade

Continua após a publicidade

Se você notar sulcos verticais e aspereza aparecendo em suas unhas – sinal que não aparecia há alguns anos atrás, provavelmente, não é nada mais do que o efeito do envelhecimento. No mundo das unhas, essas seriam as famosas rugas.

 

4. Unhas côncavas

Reprodução

Diagnóstico: deficiência de ferro ou anemia

Esta deformidade não é sutil. Por isso, é fácil de notar que algo está errado. As chamadas “unhas colher” acontecem devido a uma deficiência de ferro. Neste caso, a ponta fica tão fina que se torna côncava. Em circunstâncias muito raras, o sintoma pode estar associado a doenças da tireoide e a problemas cardíacas.

5. Unhas quebradiças ou secas

Reprodução

Diagnóstico: fatores externos

Unhas rachadas, quebradiças e sem força. Na verdade, se você vai à manicure com frequência ou mexe com muita água ou produtos de limpeza em casa, esses sintomas são comuns. Porém, se ele persistir, isso pode ser um sinal de problemas na tireoide. Por isso, procure o seu médico.

Continua após a publicidade

6. Manchas brancas

Reprodução

Diagnóstico: insuficiência renal ou hepática

Boa parte da população já viu ou tem pequenas manchas brancas (em forma de meia-lua) na base das unhas. Relaxa. Isso não é o problema. Agora, se elas aumentarem suas proporções (de olho na foto!). Isso é um sinal de insuficiência renal, doença que pode aparecer em pessoas com diabetes ou pressão arterial elevada. De qualquer maneira, é importante consultar o seu médico.

7. Estrias vermelhas

Reprodução

Diagnóstico: problemas no coração

Se você não prendeu o dedo no carro, linhas avermelhadas nas unhas não são normais. Elas podem indicar uma infecção cardíaca ou endocardite, que pode ser acompanhada de gripes, perda de peso, dores musculares e tosse. Viu algum dos sintomas acima? Procure um médico!

8. Corrosão das unhas

Reprodução

Diagnóstico: psoríase

Pequenas crateras nas unhas são, muitas vezes, um sintoma de psoríase — doença de pele crônica que causa erupção cutânea escamação. Se os sintomas persistirem, já sabe: procure ajuda.

Continua após a publicidade

 

9. Bordas arredondadas

Reprodução

Diagnóstico: problemas pulmonares

Se a sua unha é curva, arredondada e as pontas dos dedos parecem inchadas, isso poderia significar um problema relacionado ao seu pulmão. Mas, isso também pode ser tiroide ou doença hepática. Vale lembrar que todos esses sintomas devem ser avaliados por um médico. Só o profissional será capaz de dar o veredicto final e receitar os medicamentos adequados.

Faça um detox nas unhas

A rotina de fazer as unhas toda semana também pode causar problemas na região, deixando suas unhas escamadas, quebradiças e enfraquecidas. Além disso, o esmalte dificulta a visualização dos sinais de saúde. Por isso, é bom fazer um “detox das unhas” de vez em quando. “As unhas, como cabelo e outras partes do nosso corpo, precisam de alguns cuidados simples para mantermos a saúde. É necessário deixar que as unhas ‘respirem’ de vez em quando”, diz Luzia Costa, especialista em estética e fundadora da Sóbrancelhas.

Confira abaixo o passo a passo para deixar suas unhas saudáveis em casa:

  1. Retire o esmalte. Neste passo é importante você tirar o esmalte das unhas sem que fique resquícios nos cantinhos. Utilize um palito próprio com algodão. Escolha o removedor de esmaltes sem acetona em sua composição. Após retirar, lave as unhas em água morna.
  2. Lixe as unhas. Lixe suas unhas, deixando com aspecto natural e retirando as pontinhas que podem ter surgido.
  3. Esfolie suas mãos. Neste passo é necessário utilizar um esfoliante próprio para as mãos ou um esfoliante caseiro. Aplique no dorso de sua mão e espalhe nas duas mãos, massageando-as. Retire o excesso com uma toalha ou com água morna novamente.
  4. Hidrate as cutículas. Este passo é muito importante. Hidratar as cutículas auxilia a saúde das unhas, deixando-as mais fortes e resistentes. Então, utilize um hidratante específico para as cutículas, aplicando sobre elas e massageie para absorver o produto.
  5. Aplique uma base. Após a hidratação, passe nas unhas uma base fortalecedora para deixa-las fortes, e evitar escamações e lascas.
  6. Proteja suas mãos. Por fim, após realizar o passo a passo, lembre-se de sempre proteger suas mãos com luvas ao realizar atividades domésticas, e até mesmo quando for utilizar produtos de limpeza, assim você manterá a hidratação evitando o ressecamento.

Produtos para cuidar das unhas

Continua após a publicidade

Palito de inox, R$ 8,51 – Dura mais que os de madeira, que são descartáveis

Creme esfoliante para mãos e pés, R$ 54,90 – Com óleo de semente de uva, que previne envelhecimento precoce.

Cera nutritiva para unhas e cutículas, R$ 24,90 – Hidrata e fortalece sem deixar aspecto oleoso

Continua após a publicidade

Base niveladora, R$ 4,90 – Hipoalergênico. Deixa as unhas mais fortes e com acabamento uniforme.

 


9 sinais nas unhas sobre sua saúde e como fazer um detox nelasoriginado em https://boaforma.abril.com.br

Qual o melhor teste de gravidez: o de farmácia ou o de sangue?

O teste de gravidez de farmácia pode ser feito a partir do 1º dia do atraso da menstruação, enquanto que o exame de sangue para saber se está grávida pode ser feito 12 dias após o período...
Qual o melhor teste de gravidez: o de farmácia ou o de sangue?apareceu antes em https://tuasaude.com

Óleo de prímula: para que serve e como usar

O óleo de prímula, também conhecido como óleo de onagra, é um suplemento que pode trazer benefícios para a pele, coração e sistema gastrointestinal devido ao seu alto teor de...
Óleo de prímula: para que serve e como usarapareceu antes em https://tuasaude.com

Microcefalia: o que é, sintomas, causas e tratamento

A microcefalia é uma doença em que a cabeça e o cérebro das crianças são menores que o normal para a sua idade e isto pode ser causado por malformação durante a gestação...
Microcefalia: o que é, sintomas, causas e tratamentoapareceu antes em https://tuasaude.com

Dependência química: o que é, como identificar e tratamento

A dependência química é definida como uma doença caracterizada pelo uso abusivo de substâncias psicoativas, ou seja, substâncias capazes de causar alterações no estado mental da...
Dependência química: o que é, como identificar e tratamentoapareceu antes em https://tuasaude.com

Para que serve o óleo de macadâmia e como usar

O óleo de macadâmia é o óleo que consegue ser extraído da macadâmia e que tem ácido palmitoleico em sua composição, também conhecido por ômega-7.
Para que serve o óleo de macadâmia e como usarapareceu antes em https://tuasaude.com

Estudo eletrofisiológico: o que é, para que serve e como é feito

O estudo eletrofisiológico é um procedimento que tem como objetivo identificar e registrar a atividade elétrica do coração com o objetivo de verificar alterações no ritmo cardíaco.
Estudo eletrofisiológico: o que é, para que serve e como é feitoapareceu antes em https://tuasaude.com

5 receitas para um Natal mais saudável

As festas de fim de ano têm a tradição de serem repletas de confraternizações com excesso de salgadinhos, docinhos e comidas calóricas, prejudicando a dieta e favorecendo o ganho de peso.
5 receitas para um Natal mais saudávelapareceu antes em https://tuasaude.com

O que é alergia alimentar, sintomas, principais causas e tratamento

A alergia alimentar é uma situação caracterizada por uma reação inflamatória que é desencadeada por uma substância presente no alimento, bebida ao aditivo alimentar consumido, o...
O que é alergia alimentar, sintomas, principais causas e tratamentoapareceu antes em https://tuasaude.com

Cistite intersticial: o que é, principais sintomas e tratamento

A cistite intersticial, também conhecida por síndrome da bexiga dolorida, corresponde à inflamação das paredes da bexiga, o que causa o seu espessamento e diminuição da capacidade da...
Cistite intersticial: o que é, principais sintomas e tratamentoapareceu antes em https://tuasaude.com

Cistite crônica: o que é, sintomas e tratamento

A cistite crônica, também conhecida como cistite intersticial, correspode à infecção e inflamação da bexiga por bactérias, mais frequentemente Escherichia coli, causando dor na...
Cistite crônica: o que é, sintomas e tratamentoapareceu antes em https://tuasaude.com

Gripe A (H1N1 ou H3N2): o que é, sintomas e tratamento

A gripe A é um dos principais tipos da gripe que surge todos os anos, mais frequentemente no Inverno.
Gripe A (H1N1 ou H3N2): o que é, sintomas e tratamentoapareceu antes em https://tuasaude.com

Gripe H3N2: o que é, sintomas e tratamento

O vírus H3N2 é um dos subtipos do vírus Influenza A, também conhecido como vírus do tipo A, que é um dos principais responsáveis pela gripe comum, conhecida como gripe A, e pelos...
Gripe H3N2: o que é, sintomas e tratamentoapareceu antes em https://tuasaude.com

Gastroenterite viral: o que é, sintomas e tratamento

A gastroenterite viral é uma doença muito comum, principalmente em crianças com menos de 5 anos e idosos, sendo a causa mais frequente de diarreia infecciosa, podendo causar outros...
Gastroenterite viral: o que é, sintomas e tratamentoapareceu antes em https://tuasaude.com

Vírus sincicial respiratório (VSR): o que é, sintomas e tratamento

O vírus sincicial respiratório é um microrganismo que causa infecção das vias respiratórias, podendo atingir crianças e adultos, no entanto, os bebês com menos de 6 meses,...
Vírus sincicial respiratório (VSR): o que é, sintomas e tratamentoapareceu antes em https://tuasaude.com

5 passos para lidar melhor com o luto

O luto é uma resposta emocional normal de sofrimento, que acontece após a perda de uma conexão afetiva muito forte, seja com uma pessoa, animal, objeto ou com um bem imaterial, como o...
5 passos para lidar melhor com o lutoapareceu antes em https://tuasaude.com

Implante de barba: o que é, quem pode fazer e como é feito

O implante de barba, também chamado de transplante de barba, é um procedimento que consiste na retirada de pelo do couro cabeludo e colocação na área do rosto, onde cresce a barba.
Implante de barba: o que é, quem pode fazer e como é feitoapareceu antes em https://tuasaude.com

10 truques para não engordar no Natal

Durante as festas de natal e de fim de ano sempre há muita comida à mesa e provavelmente alguns quilinhos a mais, logo depois.
10 truques para não engordar no Natalapareceu antes em https://tuasaude.com

10 dicas infalíveis para curtir o Carnaval com saúde

Para curtir o carnaval com saúde é preciso estar atento à alimentação, ter cuidados com a pele e se proteger das doenças sexualmente transmissíveis.
10 dicas infalíveis para curtir o Carnaval com saúdeapareceu antes em https://tuasaude.com

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Dieta para Gota – Alimentos, cardápio e dicas

Dieta para gota

Confira as opções de cardápio que podem ser inseridos numa dieta para gota, os alimentos a serem evitados, além de dicas pertinentes aos pacientes.

Portanto quem tem gota deve cuidar bem da alimentação para manter o equilíbrio do ácido úrico, e com isso evitar os sintomas que podem ser muito desconfortáveis e dolorosos.

O que é gota?

Gota é uma forma de artrite que atinge as articulações, causada pela cristalização do ácido úrico, causando dor intensa, sensibilidade e vermelhidão, principalmente nas articulações, nos dedões dos pés, dedos das mãos, joelhos e calcanhares.

Os sintomas de gota se apresentam quando há excesso de ácido úrico no sangue. Quando seus níveis estão altos, os cristais podem se acumular nas articulações, desencadeando os sintomas.

Geralmente, as crises de gota manifestam-se à noite e duram de 3 a 10 dias. A maioria das pessoas que tem esse problema apresenta esses sintomas porque seus corpos não possuem a capacidade de remover o excesso de ácido úrico com eficiência.

Dessa forma, a substância se acumula, cristaliza e se estabelece nas articulações. Além da dieta, a genética também pode ser um fator a tornar um indivíduo mais favorável à produção de ácido úrico.

ilustração da gota

Dieta para gota

Como mencionado, uma das etapas do tratamento para gota consiste em ajustar a alimentação para diminuir os níveis de ácido úrico na corrente sanguínea.

Isso deve ser feito aumentando o consumo de certos alimentos e diminuindo a ingestão de outros, já que há evidências de que o consumo de certos alimentos pode desencadear crises.

Alimentos bons para pacientes com gota

Existem diversos alimentos que ajudam a neutralizar a taxa de ácido úrico na corrente sanguínea. Cardápios saudáveis e alinhados às necessidades dos pacientes são responsáveis por manter os sintomas controlados.

Portanto alguns dos alimentos mais benéficos para atenuar ou até mesmo restringir as crises de gota incluem:

Laranja

A laranja é uma fruta cítrica rica em vitamina C, um importante agente no combate à gota, uma vez que ela atua diminuindo os cristais de ácido úrico.

Consumir suco de laranja diariamente é uma forma eficiente de auxiliar no controle das taxas dessa substância, e com isso manter as articulações saudáveis e os sintomas afastados.

Café

O café é uma bebida unânime do Brasil e quase no mundo todo. Essa bebida, que possui muitos benefícios ao ser tomada em quantidades limitadas, também auxilia na redução da taxa de ácido úrico.

No entanto, faltam estudos para validar essa tese. O fato é que se pôde verificar que quem toma café frequentemente apresenta uma menor quantidade de cristais de ácido úrico.

Água

Tomar uma boa quantidade de água é fundamental numa dieta para gota a fim de regular as taxas de ácido úrico. O ideal é que a ingestão fique em torno de 2 a 3 litros por dia. O consumo de líquido fará com que os cristais sejam diluídos e eliminados por meio da urina.

Alho e cebola

O alho e a cebola são alimentos consumidos diariamente por quase todas as pessoas, uma vez que são utilizados como tempero para o preparo de muitos alimentos. Esses temperos possuem alto potencial de redução de colesterol, pressão arterial e ácido úrico.

Para aproveitar ainda mais suas propriedades, você pode fazer uma infusão com eles. Basta ferver a água com alho e cebola por alguns minutos, em seguida colocar o líquido em um copo, pingar algumas gotas de limão e tomar. Isso deve ser feito até 3 vezes ao dia.

Outros alimentos

Alguns alimentos que podem ser consumidos sem preocupação por quem tem problema fe gota incluem:

  • Frutas em geral, sobretudo as cítricas;
  • Arroz, massas e pães;
  • Nozes, amendoim, castanhas;
  • Óleos.

Alimentos a serem evitados

Carne

Alguns dos alimentos que devem ser evitados ou limitados por quem tem problema de gota:

  • Carne vermelha;
  • Órgãos, como fígado ou rins, com alto teor de gordura saturada;
  • Frutos do mar;
  • Alimentos embutidos;
  • Extrato de carne;
  • Bebidas industrializadas adoçadas;
  • Alimentos e bebidas com alto teor de frutose;
  • Carboidratos refinados;
  • Bebidas alcoólicas, sobretudo cerveja e licor;
  • Leguminosas;
  • Alimentos processados.

Algumas pessoas fazem jejum para melhorar os sintomas de gota. No entanto, os resultados acerca dessa prática são controversos e estudos não comprovaram ainda os benefícios do jejum para melhora da taxa de ácido úrico.

Cardápio para uma dieta para gota

Com as adaptações corretas, a pessoa que sofre de gota pode ter uma boa alimentação, com variedade de opções.

Dessa maneira, abaixo você irá conferir um cardápio simples com recomendações de comidas que podem ser adotadas no dia a dia e que irá ajudar a conter os sintomas da doença:

Café da manhã

A aveia é um bom aliado para quem quer manter a alimentação saudável devido às suas propriedades e à sua capacidade de combater as taxas de ácido úrico. Uma receita simples e apreciada por muitas pessoas inclui:

  • Aveia;
  • Frutas vermelhas como morango, amora e cereja;
  • Amêndoas ou castanha.

Almoço

Uma das principais restrições e limitações que deve ser feita por quem tem gota é quanto ao consumo de carne. Dessa forma, uma opção saudável de almoço inclui:

  • Saladas de verduras – você pode acrescentar legumes, ovos cozidos, frutas como abacate e laranja, além de linhaça, azeite e vinagre;
  • Feijão preto;
  • Arroz.

Jantar

Se você não abre mão do consumo de carne, tente optar por:

  • Meia xícara de peito de frango sem pele;
  • Meia xícara de arroz integral, cevada ou outro grão integral;
  • Brócolis;
  • Saladas;
  • Suco de laranja ou de limão.

Além de adequar o seu cardápio, tente adotar um estilo de vida mais saudável, com exercícios e hidratação adequada. Além disso converse com um médico ou nutricionista sobre a possibilidade de suplementação com vitamina C.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já precisou aderir a uma dieta para gota por estar sofrendo com os sintomas? O que mais foi recomendado pelo médico? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.
Dieta para Gota – Alimentos, cardápio e dicassurgiu primeiro em https://www.mundoboaforma.com.br

6 hábitos ruins de quem passa muito tempo em casa

Comendo em casa

Se por um lado a pandemia do novo coronavírus acendeu um alerta em favor da saúde, por outro, o isolamento social levou à adoção de comportamentos não muito saudáveis.

Por isso, é necessário tomar muito cuidado para não cometer alguns dos erros graves que milhões de pessoas estão cometendo durante a pandemia de COVID-19, e que afetam negativamente o organismo. Confira alguns deles:

1. Beliscar comida o dia todo

Ao passar mais tempo em casa, algumas pessoas abusam dos petiscos ou fazem muitos lanchinhos ao longo do dia, comendo mais do que o normal.

Além disso trazer mais calorias, não é improvável que esses lanchinhos sejam industrializados, congelados e nada saudáveis, lotados de calorias, açúcares, gorduras ruins e/ou sódio.

Esse mau hábito pode trazer o aumento de peso e até mesmo prejudicar a saúde por não fornecer ao organismo os nutrientes que ele precisa para funcionar apropriadamente.

Por isso, é fundamental jamais pular as refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e consumir pratos saudáveis e nutritivos nessas refeições, para nutrir o organismo adequadamente.

Já quando a fome bater entre as refeições, o ideal é deixar os lanchinhos de baixa qualidade de lado e recorrer aos lanchinhos saudáveis.

2. Não ter um horário para dormir ou acordar

Despertador sono

Isso pode atingir aqueles que não estão precisando trabalhar ou estudar de casa e não têm tantas obrigações e horários a cumprir durante a pandemia.

Além disso, quem está preocupado com toda a situação pode ter dificuldade para pegar no sono no mesmo horário de sempre ou não conseguir ter a mesma qualidade de sono que tinha antes.

Ao mesmo tempo que o sono é importante para a imunidade, motivo pelo qual existe uma relação entre a qualidade do sono e o surto de coronavírus, não conseguir organizar o horário de dormir e acordar prejudica o ritmo circadiano e atrapalha a secreção hormonal, resultando no ganho de peso.

3. Falta de atividade física

Embora existam atividades que possam ser feitas em casa, como esse treino para fazer em casa durante o surto de coronavírus ou outros treinos aeróbicos em casa para a pandemia, não é todo mundo que tem espaço para realizá-los ou tem um local para tal.

Mas mesmo que seja difícil, é importante manter-se ativo em tempos de coronavírus e tentar praticar algum tipo de exercício dentro de casa. Não sabe por onde começar? As dicas de como se manter ativo em casa podem ajudar.

Dá também para fazer polichinelos ao acordar, pular corda em um canto da casa ou subir e descer as escadas várias vezes ao dia. O que importa é manter-se longe do sedentarismo, que pode ser uma das causas por trás da imunidade baixa.

4. Não ter rotina

Mais do que ter rotina para dormir, também é importante ter rotina para outras atividades, inclusive para se alimentar.

Não ter um horário certo para as refeições pode estimular o hábito de comer qualquer coisa sem valor nutricional que não faz bem para a saúde e e pode engordar.

Assim, a recomendação é tentar manter o café da manhã, o almoço, o jantar e os lanches nos mesmos horários de antes e, logicamente, consumir pratos saudáveis e nutritivos.

5. Consumir muita massa

Macarrão

Nesta época de pandemia e isolamento, muitos têm consumido bastante massa à base de farinha de trigo como pão, pizza e macarrão. Estes pratos são saborosos, mais práticos e demandam menos tempo na cozinha.

No entanto, ele também podem ser mais calóricos e estimular mais o aumento de peso, não apenas por conta das calorias, mas também porque são carboidratos simples que provocam picos nos níveis de açúcar no sangue.

Para quem gosta de pão e macarrão, uma boa ideia é recorrer ao pão integral e ao macarrão integral. Já para quem é fã de pizza, a saída é voltar-se para uma pizza fit.

6. Não beber água o suficiente

Envolvido com as tarefas domésticas, com o trabalho ou com o estudo, a pessoa pode se esquecer de tomar água. Ou então pode ser que ela troque a água por outra bebida.

Além de ser prejudicial não tomar água o suficiente, as bebidas ingeridas no lugar da água, como suco, refrigerante ou café, podem ser calóricas e estar cheias de açúcares e carboidratos simples, favorecendo assim o aumento de peso.

Como se não bastasse, deixar de tomar água o suficiente pode dar uma falsa sensação de fome. Conheça algumas dicas para beber mais água na dieta.

Aproveite para conferir o vídeo da nossa nutricionista para entender melhor sobre esses erros e como eles afetam sua saúde física e mental:

Gostou das dicas?

Você sente que tem cometido alguns destes erros em casa durante a pandemia? Pretende mudar a rotina para voltar a ser mais saudável? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.
6 hábitos ruins de quem passa muito tempo em casasurgiu primeiro em https://www.mundoboaforma.com.br