Veja se é verdade que tomar chá de orégano para refluxo funciona, o que a ciência diz a respeito e como fazer essa receita em casa.
O orégano é uma erva cultivada há séculos na região do Mediterrâneo e hoje em dia pode ser encontrada na maioria dos continentes – inclusive é muito utilizado como tempero no Brasil.
Entre os vários benefícios do orégano, pesquisas já foram realizadas para saber se orégano emagrece e por isso, as pessoas têm buscado cada vez mais como fazer chá de orégano em casa.
O seu nome é originário das palavras gregas “oros” que significa montanha e “ganos” que significa alegria, ou seja, a palavra orégano significa “alegria das montanhas”.
Originalmente da família das plantas Lamiaceae, esta erva que leva o nome científico de Origanum vulgare geralmente cresce cerca de 50 cm de altura e tem folhas roxas com cerca de 2 a 3 centímetros de comprimento.
Ele tem sido utilizado tanto na culinária como na medicina há séculos, pois acredita-se que contenha potentes antioxidantes e propriedades antibacterianas. Mais abaixo, vamos analisar se, entre elas, vale a pena tomar o chá de orégano para refluxo.
Orégano na medicina alternativa
Além de ser amplamente utilizado como tempero nas receitas mais diversas, o orégano também tem sido utilizado há séculos como medicamento natural para tratar doenças como cãibras, indigestão, asma e diarreia.
Até hoje, ele é usado na Grécia como remédio popular contra resfriados, distúrbios estomacais e para manter a saúde geral.
Os extratos de orégano e os constituintes individuais desta erva têm demonstrado consistentemente ações antimicrobianas in vitro em relação a patógenos que são transmitidos por alimentos.
Porém, a sua capacidade de combater infecções ainda não tenha sido bem estudada.
Propriedades do chá de orégano
O orégano contém vários potentes antioxidantes, o que pode ajudar a combater o estresse oxidativo.
Além disso, ele pode contribuir parcialmente para os resultados de estudos preliminares nos quais esta erva expõe benefícios para os sistemas cardiovascular e nervoso, alivia os sintomas de inflamação e modula os níveis de glicose e lipídios no sangue.
Ainda são necessários mais estudos bem controlados realizados em humanos para reforçar esses efeitos para a saúde.
Embora a segurança dos extratos de orégano e dos seus constituintes individuais para uso medicinal em humanos ainda não tenha sido amplamente estudada, a Comissão Alemã e a American Herbal Products Association relataram não haver riscos de segurança conhecidos que são associados ao uso típico da folha de orégano.
Chá de orégano para refluxo e distúrbios digestivos
A doença do refluxo gastroesofágico ou DRGE ocorre quando o esfíncter esofágico inferior (EEI) não fecha de maneira adequada e o conteúdo do estômago vaza de volta para o esôfago.
O EEI é um músculo em forma de anel localizado na parte inferior do esôfago que atua como uma válvula entre o esôfago e o estômago, e a azia ocorre quando o ácido do estômago refluído toca o revestimento do esôfago, causando uma sensação de queimação no peito.
Quando o refluxo ou a azia ocorre mais de duas vezes por semana pode ser considerado uma DRGE e, eventualmente, pode levar a problemas mais graves de saúde.
Os principais ingredientes ativos do orégano são Carvacrol e timol, que por sua vez são altamente atribuídos às propriedades antifúngicas, anti-parasitárias, anti-inflamatórias, antimicrobianas, antivirais e quase todos os problemas estomacais causados por parasitas, inflamações e micróbios.
As bactérias e toxinas podem causar inflamação no revestimento do estômago, o que é a causa número um de alguns problemas estomacais.
É por isso que muitas vezes é recomendado o chá de orégano para refluxo, bem como para outros problemas digestivos.
Como fazer chá de orégano
Se você gosta de praticidade, a maneira mais simples de fazer chá de orégano é comprando os saquinhos de chá pré-fabricados e os preparar de acordo com as instruções presentes no rótulo do produto.
Outra opção é fazer com as folhas de orégano, que podem ser tanto as frescas como as secas, que normalmente são usadas para temperar seus pratos.
Para isso, ferva uma xícara de água e em seguida, coloque 2 colheres de chá de folhas secas ou frescas de orégano. Deixe as folhas em infusão por cerca de 2 a 4 minutos, peneire e já está pronto para beber.
Efeitos colaterais do chá de orégano
A maioria das pessoas não experimentam efeitos colaterais ao consumir chá de orégano, porém, quando consumido em exagero, cerca de mais de quatro xícaras por dia, pode causar dor de estômago.
Em casos raros, algumas pessoas também podem ter reações alérgicas ao orégano.
Se você é alérgico a algum tipo de menta, como a hortelã por exemplo, evite tomar chá de orégano, pois pode ser que também seja alérgico a ele.
Interações com medicamentos
É importante ser cauteloso ao tomar chá de orégano se estiver tomando medicamentos para:
- Diabetes: O orégano pode diminuir o nível de açúcar no sangue e os medicamentos para diabetes são usados com este mesmo propósito – tratar a hiperglicemia. Por isso, tomar alguns medicamentos para diabetes junto com orégano pode causar níveis muito baixos de açúcar no sangue e a dose do seu medicamento para diabetes pode precisar ser alterada.
- Medicamentos que retardam a coagulação sanguínea: Esta erva pode diminuir a coagulação do sangue. Em teoria, tomar chá de orégano junto com medicamentos que também diminuem a coagulação podem aumentar as chances de hematomas e sangramentos.
O orégano é uma erva que oferece vários benefícios à saúde e demonstrou possuir efeitos antivirais, antioxidantes e antibacterianos, porém mais pesquisas em humanos ainda são necessárias para comprovar se chá de orégano para refluxo de fato funciona.
Ainda assim, trata-se de um medicamento natural muito utilizado e bastante seguro. Por isso, se você estiver interessado e não estiver tomando nenhum dos medicamentos que interagem com esta erva, vale a pena provar.
Fontes e Referências Adicionais:
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5874591/#B99-plants-07-00002
- https://www.cancer.gov/about-cancer/causes-prevention/risk/diet/antioxidants-fact-sheet
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5874591/
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3768712/
- https://www.researchgate.net/profile/Daphna_Havkin_Frenkel/publication/51690356_Oregano_Extract_Ointment_for_Wound_Healing_A_Randomized_Double-Blind_Petrolatum-Controlled_Study_Evaluating_Efficacy/links/59a06c770f7e9b0fb8993733/Oregano-Extract-Ointment-for-Wound-Healing-A-Randomized-Double-Blind-Petrolatum-Controlled-Study-Evaluating-Efficacy.pdf
- https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/food.19960400517
- https://www.researchgate.net/publication/332526682_Effect_of_Wild_Marjoram_Origanum_vulgare_Plant_Extracts_on_Capacitation_of_Sheep_Spermatozoa_in_Vitro
- https://www.researchgate.net/publication/326622369_Divergence_in_tissue-specific_expression_patterns_of_genes_associated_with_the_terpeniod_biosynthesis_in_two_oregano_species_Origanum_vulgare_L_and_Origanum_majorana
Você já tinha ouvido falar do uso de chá de orégano para refluxo? Pretende experimentar? Comente abaixo!
Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.Chá de Orégano para Refluxo Funciona? Como Fazer?surgiu primeiro em https://www.mundoboaforma.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário