Os sintomas da labirintite podem ser desagradáveis e debilitantes. Veja quais são os tipos de remédio para labirintite mais usados e saiba o que fazer se tiver uma crise.
Porém antes de ir diretamente aos remédios, vale esclarecer o que é o labirinto (nome dado ao nosso ouvido interno). Ele é responsável pela audição e pelo equilíbrio. Quando o labirinto fica infeccionado, temos a labirintite.
Como consequência, a sua infecção ou inflamação pode afetar as estruturas do ouvido interno e interromper informações sensoriais do ouvido para o cérebro.
Sendo assim o tratamento depende da causa e existem vários remédios que podem aliviar os sintomas da labirintite.
É claro que os sintomas variam muito caso a caso e o remédio para labirintite escolhido está diretamente associado ao tipo de sintoma apresentado. Dentre estes sintomas, temos os seguintes:
- Tontura;
- Náusea;
- Vômito;
- Vertigem;
- Zumbido no ouvido;
- Perda de audição temporária;
- Dificuldade para focar os olhos ou outros problemas de visão;
- Mudança no senso de direção e de equilíbrio.
Em geral, são as infecções virais a causa mais comum de infecção no labirinto, mas as infecções bacterianas também podem resultar em labirintite. De qualquer forma, existe tratamento para ambos os casos.
Remédios para labirintite mais usados
O alívio dos sintomas costuma ocorrer dentro de uma a três semanas, mas a recuperação total da labirintite pode levar de um a dois meses, dependendo da gravidade da infecção.
Entenda quais são as suas opções de remédio para labirintite:
1. Prometazina
Anti-histamínicos como a prometazina podem ser receitados para aliviar sintomas de labirintite viral como a náusea e a tontura. Trata-se de um antialérgico forte que só pode ser comprado se você tiver uma receita médica.
O médico pode recomendar o uso oral de 25 a 100 miligramas de prometazina por dia de acordo com o quadro clínico observado. Se for necessário, o remédio pode ser aplicado por via intravenosa em um hospital.
2. Meclizina
Outro anti-histamínico que pode ser prescrito por um médico é a meclizina. Esse remédio para labirintite é extremamente eficaz para diminuir sintomas como tontura e náusea.
A dose pode variar de 25 a 100 miligramas por dia, dependendo da intensidade dos sintomas. O efeito colateral mais comum que a meclizina pode causar é a sonolência.
3. Prednisona
A prednisona é um anti-inflamatório esteroide que também funciona para aliviar sintomas da labirintite em alguns casos, mas geralmente medicamentos mais fortes como a prometazina e a meclizina são mais eficazes.
4. Cinarizina
A cinarizina também pertence à família de remédios dos bloqueadores dos canais de cálcio. O remédio funciona tanto para tratar alguns casos de enxaqueca como também para tratar sintomas da labirintite como a náusea, o vômito, a tontura e o zumbido no ouvido.
É recomendado tomar doses diárias de 75 miligramas ou seguir a prescrição médica. Para evitar acidentes, é bom estar ciente de que a cinarizina pode causar um pouco de sonolência.
5. Flunarizina
A flunarizina é um remédio da classe dos bloqueadores dos canais de cálcio que pode ser utilizado para controlar alguns sintomas da labirintite como a tontura e a vertigem.
Assim como a cinarizina, a flunarizina causa sonolência como seu principal efeito adverso e outros efeitos como dor de cabeça, irritabilidade, pouca concentração e insônia também podem ocorrer.
6. Dimenidrinato (Dramin)
Popularmente conhecido como Dramin, o dimenidrinato é um antiemético ou antivertiginoso bastante eficaz que atua reduzindo sintomas como a náusea e o mal-estar associados à labirintite.
Seu efeito é bastante rápido e eficaz já que o início da ação do medicamento ocorre após 15 minutos da ingestão. O Dramin dá sono pouco tempo depois da sua administração e por isso é importante planejar suas atividades antes de tomar o remédio.
7. Betaistina
Assim como o Dramin, a betaistina é um antiemético que ajuda a aliviar a vertigem durante as crises no labirinto. Este remédio para labirintite atua reduzindo náusea, vômito e eventuais zumbidos no ouvido.
A dose usual para adultos é de 24 a 48 miligramas por dia que pode ser dividida em até três vezes. A betaistina pode causar alguns efeitos adversos como dor de cabeça, náusea leve e inchaço abdominal.
8. Lorazepam ou Diazepam (Valium)
Em alguns casos, benzodiazepínicos como o lorapezam ou o Diazepam podem ser prescritos.
Esses são remédios que só devem ser usados a curto prazo, pois o uso prolongado está associado com sintomas de abstinência e dependência química.
9. Amoxicilina
Antibióticos só são indicados como remédios para labirintite quando ela é causada por bactérias. O antibiótico mais comumente receitado é geralmente a amoxicilina.
A labirintite bacteriana é pouco comum, mas pode ocorrer em casos de infecções no ouvido médio que migram para o ouvido interno. A meningite bacteriana também pode causar labirintite, mas é ainda menos provável de ser observada.
Tratamentos alternativos e dicas
Anti-histamínicos vendidos sem a necessidade de prescrição médica como a loratadina, a difenidramina e a fexofenadina são opções fáceis de encontrar que podem ser usados para o alívio da labirintite.
Além dos medicamentos, uma dieta adequada, a prática de exercícios físicos e o uso de algumas ervas medicinais também podem ajudar no tratamento. Dentre essas ervas, a ginkgo biloba, erva doce, alecrim e cravo da índia são as alternativas naturais mais comuns de tratamento.
Além disso, algumas dicas práticas podem ser úteis em momentos de crises de labirintite para reduzir o desconforto:
- Evite mudar de posição muito rápido ou fazer movimentos bruscos;
- Fique totalmente imóvel durante a crise;
- Se levante lentamente quando estiver sentado ou deitado e fique com a cabeça parada;
- Evite usar telas ou olhar para luzes brilhantes durante a vertigem;
- Prefira ficar em um local com pouca iluminação, mas não na escuridão total ou em lugares muito claros.
Em geral, os sintomas da labirintite desaparecem entre uma e três semanas, mas a recuperação total pode demorar até alguns meses.
Alguns desses sintomas podem interferir na qualidade e duração do sono, portanto caso você tenha notado mudanças no seu padrão de sono ou crises de enxaqueca, vale a pena entender se a labirintite dá sono e dor de cabeça.
Mesmo sabendo quais são os remédios e dicas que aliviam a labirintite, não deixe de consultar um médico pois apenas médicos especialistas como o otorrinolaringologista ou o neurologista estão aptos para receitar remédios para labirintite.
O ideal é obter um diagnóstico completo incluindo um exame físico no ouvido e uma avaliação neurológica.
Fontes e Referências Adicionais:
- https://www.hopkinsmedicine.org/health/conditions-and-diseases/labyrinthitis-and-vestibular-neuritis
- https://www.uofmhealth.org/health-library/hw265594
- https://www.pennmedicine.org/for-patients-and-visitors/patient-information/conditions-treated-a-to-z/labyrinthitis
- https://www.cedars-sinai.org/health-library/diseases-and-conditions/l/labyrinthitis.html
- https://familydoctor.org/condition/labyrinthitis/
- https://www.nhs.uk/conditions/labyrinthitis/
- https://www.nhsinform.scot/illnesses-and-conditions/ears-nose-and-throat/labyrinthitis
- https://www.webmd.com/brain/what-is-labyrinthitis#1
Você já precisou utilizar algum remédio para labirintite? Costuma sofrer com crises e sintomas dessa condição com frequência? Comente abaixo!
Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.Remédio para Labirintite – 9 Mais Usadossurgiu primeiro em https://www.mundoboaforma.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário